BENEFÍCIOS DA FRUTA DA ÉPOCA

Sazonalidade das frutas em Portugal


Quais são as frutas da época? Porque é tão importante comer produtos da estação?

Também sente que a fruta que compra é muitas vezes fibrosa, farinhenta, com pouco sabor ou escurecida no interior?

Sabia que, muitas vezes, a fruta atravessa oceanos até chegar às suas mãos?


O consumo de frutas variadas durante todo o ano é essencial na dieta de crianças e adultos pelo aporte de nutrientes que fornece . As frutas são ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes, minerais e reduzem o risco de desenvolver diversas doenças, como a obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, colesterol alto e diabetes tipo 2, entre outras.


Hoje em dia temos acesso a uma imensa variedade de frutas ao longo do ano.


Mas no contexto de uma alimentação saudável será que a multiplicidade de escolha é sempre a melhor opção?


Não. Na verdade, devemos sempre optar pelo consumo de frutas sazonais em detrimento das frutas que nos são oferecidas fora de época e/ou que não são de produção nacional.


Há uma altura do ano específica para a colheita de cada alimento, um processo que importa respeitar porque assegura que estão reunidas as condições perfeitas para que as frutas se desenvolvam nutritivas e saborosas.


Os benefícios que podemos obter ao consumir fruta da época são incomparavelmente maiores aos que obtemos quando consumimos fruta produzida fora da sua estação.


Comer frutas da época também nos torna mais conectados com os ritmos e ciclos da natureza, redescobrindo a beleza e a singularidade de cada alimento.



6 vantagens de comer fruta da época


1 - Sabor

A maturação da fruta da época acontece tirando partido da natureza de uma forma natural. Ao contrário, a fruta fora da estação acaba por amadurecer de forma forçada, com recursos a aditivos, no transporte e em armazenamento o que diminui o seu sabor.

O amadurecimento natural da fruta faz com que esta tenha mais paladar mas também seja mais apelativa em termos de cores.


2. Nutrientes

As frutas apanhadas fora de época têm um teor mais reduzido de micronutrientes comparativamente às frutas da estação. Isto acontece por dois motivos:

- Quando apanhadas fora de época, as frutas são colhidas ainda verdes e acabam por amadurecer por processos manipulados e não ao sol, reduzindo o seus teor de micronutrientes.

- As frutas começam a perder os seus nutrientes mal são colhidas. As frutas fora de época depois de apanhadas ainda são armazenadas para amadurecer decorrendo algum tempo desde o momento da colheita ao seu consumo.

Assim, ao consumir fruta da época está a assegurar que ingere o máximo de vitaminas possíveis.


3. Custo

As frutas sazonais têm uma produção mais abundante porque não necessitam de tanto trabalho humano, armazenamento, químicos e transporte. Consequentemente, chegam ao consumidor com um preço mais baixo.


4. Sustentabilidade

Ao escolher fruta da estação e optar por produtos nacionais está não só a incentivar o comércio nacional, como a fazer uma escolha mais sustentável e amiga do ambiente.

Os alimentos que vêm de outras partes do mundo têm de ser transportados e armazenados, logo há um maior consumo de petróleo, uma maior utilização de métodos de conservação e refrigeração o que contribui para o aumento da emissão de gases com efeito de estufa.


5. Sem substâncias nocivas

Os alimentos cultivados fora de época precisam de pesticidas, ceras, produtos químicos e conservantes para amadurecerem e terem um aspeto atrativo para os consumidores. Ao escolher fruta da época, que à partida serão de produtores locais, está a consumir um produto mais biológico. Principalmente se comprar em feiras ou nos mercados de produtores perto de si.


6. Necessidade do corpo

A natureza é perfeita em si mesma e nada foi feito ao acaso. Como no verão, o calor favorece a transpiração e a perda de líquidos a fruta dessa época é composta maioritariamente por água como, por exemplo, a melancia, meloa e melão, ajudam a assegurar a sua hidratação.

Por seu lado, no inverno temos disponíveis frutas mais reconfortantes como o dióspiro e as frutas ricas em vitamina C como a laranja e o kiwi que reforçam o sistema imunitário na prevenção de gripes e constipações.


Dar preferência a alimentos sazonais pode assim contribuir para melhor um aporte nutricional, associado a menos custos e uma escolha mais sustentável e consciente.


Já explicámos as vantagens de consumir frutos da época mas para fazer as escolhas certas é essencial saber em que mês pode comprar a sua fruta preferida.



Em baixo pode consultar a sazonalidade das frutas em Portugal


Ao preferir frutas da época vai consumir uma variedade maior de alimentos e pode aproveitar para abrir o paladar do seu filho a sabores diferentes, como figos, dióspiros e nêsperas, as muitas variedades de ameixas e maçãs e os importantes frutos vermelhos. Todas as frutas têm um lugar importante na nossa saúde.


Uma dica: Para desfrutar de todos os sabores, tire as frutas do frigorífico cerca de 20 minutos antes de as consumir.


Deixamos ficar aqui uma inspiração para fazer esculturas criativa com frutas e legumes. Para além de uma atividade divertida quem sabe pode ser um incentivo para os mais resistentes a comer fruta.